Sobre a Urucuna

A Urucuna é um negócio de inovação da sociobioeconomia, que resulta em produtos de bem-estar e serviços da natureza.
Através de uma metodologia própria, fortalecemos as cadeias de valor e agregamos valor aos produtos florestais, facilitando a co-criação de aromas de ambientes. Isso envolve a integração das cadeias de valor do artesanato e dos óleos vegetais com o conhecimento tradicional, além de promover a troca de saberes. Essas ações trazem benefícios diretos para os guardiões da floresta e contribuem para a manutenção da floresta em pé.

– Membro da Rede Origens Brasil® desde 2020.
– FGV Ventures | Aceleradora batch #10
– Programa Empreender com Impacto+ Biodiversidade | Mercado Livre e Giral Viveiro de Projetos 2021.
– Empresa Filha Inova Unicamp
– Inova Amazônia – SEBRAE 2022
– Programa “Amazonia em Casa, Floresta em Pé” Idesam, Amaz e Climate Venture
– Aceleradora 100+ AMBEV, PPA – Parceiros pela Amazônia e Quintessa – 2022 – Premiação 2º Lugar
– Startup selecionada no Programa Amazônia Bioeconomy Connections da Embaixada do Brasil em Berlim.
– Membro da Coalizão Brasil – Clima, Florestas e Agricultura
– Programa Sinergia – Jornada Amazônia- 2023
– Membro da Aliança pela Restauração na Amazônia

Instagram: https://www.instagram.com/urucuna.bio/
Website: https://urucuna.com/home/

Sobre as fundadoras

A Urucuna foi criada pelas irmãs Julia e Ligia em março de 2020 para contribuir por uma causa.

Julia Ferreira Tatto

Formada em Comunicação Social, Ciências Contábeis e especialização em Advocacy e MBA emSustentabilidade pela FGV-SP. Trabalhou por mais de 17 anos no terceiro setor e empresas como Aon, Siemens Brasil e pwc, atuando com Ética, Impacto social, governança e Sustentabilidade, recebendo diversos prêmios.

Ligia Ferreira Tatto

Engenheira ambiental formada na Unicamp, com especialização em marketing pela USP. Realizou três intercâmbios voluntários, foi diretora de vendas, gestão de pessoas e conselheira fiscal pela AIESEC. Em seus estágios se destacou no relacionamento com clientes e meio ambiente/segurança do trabalho.

Nosso Impacto

Com 3 anos de empresa, já criamos 38 aromas de ambientes e impactamos mais de 95 artesãs, sendo mais de 90% mulheres, de 15 povos tradicionais diferentes. Também cocriamos 4 produtos que utilizam 8 bioinsumos, envolvendo artesãos indígenas e 13 organizações comunitárias, além de 7 organizações de apoio. Nossa ação indireta na preservação da floresta já chegou a 15,9MM de hectares.

Distribuímos royalties, trabalhamos com comércio ético e facilitamos a troca de saberes e proporcionamos oficinas de precificação, gestão, inovação, criatividade e comunicação nas comunidades em que atuamos.

Os óleos essenciais e manteigas utilizados em nossas receitas são oriundos do extrativismo sustentável, como a marca coletiva Inatú criada a partir de uma parceria do Idesam com associações e cooperativas do Amazonas. Nossos Aromas de Ambiente são produzidos em uma fábrica terceirizada seguindo toda a regulamentação da ANVISA.

A nossa escalabilidade se dá por meio da replicabilidade, portanto, temos potencial para beneficiar outras comunidades e biomas.

O Sentido Urucuna

A Urucuna se utiliza de um modelo de negócio que se relaciona com as estratégias de criação de valor compartilhado, tendo como objetivo lucrar ao mesmo tempo que gera impacto socioambiental. Nos orientamos pelos princípios do Capitalismo Consciente e alinhamento estratégico com os ODS.

Muito mais do que um propósito, que é uma intenção a ser alcançada, acreditamos no sentido, que são os valores e princípios a serem seguidos, rumo ao nosso propósito. Consideramos como pilares:

Comércio Ético: Nosso comportamento é obrigatoriamente pautado pela integridade, transparência, responsabilidade, honestidade e bem comum em todas as nossas ações;

Melhoria contínua: Buscamos constantemente o aprimoramento de aprendizados e conhecimentos para que sejamos cada vez mais sustentáveis em toda a nossa cadeia;

Cooperação e interdependência: Fomentamos a nossa rede para o alcance de objetivos comuns; Reconhecemos a interdependência das pessoas e a nossa responsabilidade de ajudar os outros, valorizando não apenas o bem cultural imaterial, mas seus detentores.

Posicionamento claro e ativismo: acreditamos que não existe neutralidade em situações de injustiça. Somamos esforços com os povos nativos e tradicionais, ouvindo, reconhecendo e amplificando suas vozes para conscientização das causas sociais e ambientais.