fbpx

Parceria com o Centro Cultural Indígena Paiter Wagôh Pakob

A partir de agora as velas “Proteção da Floresta”, uma colaboração da Urucuna com o grupo de artesãos do Centro Cultural Indígena Paiter Wagôh Pakob, serão vendidas na loja Somagad (instagram @loja.somagad) , direto da Aldeia Paiter, linha 09, Terra Indígena Sete de Setembro do Povo Paiter Suruí.

Se você reside em Rondônia ou Mato Grosso, ou tem planos de explorar essa região fascinante, temos uma dica imperdível para você. Ao visitar os municípios de Cacoal, Espigão D’Oeste e Rondolândia, estenda sua jornada para conhecer a Terra Indígena Sete de Setembro.

Além das velas naturais elaboradas no ouriço-da-castanha e no tucumã, você poderá adquirir pessoalmente artesanatos excepcionais, como o Leque de Palha de Tucumã, Tigelas de Argila, Peneira de Talas da Palha de Babaçu e Colares de Algodão.

“Nós da Loja Somagad, do Centro Cultural Indígena Paiter Wagôh Pakob agradecemos a parceira da Urucuna na produção da vela artesanal com as embalagens confeccionadas direto da Terra Indígena Sete de Setembro, Aldeia Paiter. A visita da empresa ao território fortaleceu a parceria, nas compras das embalagens. Agora a Somagad  é também um dos pontos de revenda das velas e a comunidade está com muita expectativa no fortalecimento  da parceria”

Chicoepab Suruí -artesão da Aldeia Linha 9 Paiter – TI Sete de Setembro

 

Nossa Vela Aromática Natural “Proteção da Floresta”

Cuidadosamente elaborada a partir de ouriços-da-castanha e tucumãs, selecionados e beneficiados pelas habilidosas mulheres artesãs Paiter, sua formulação vegana inclui uma combinação de ingredientes de qualidade, como cera de coco, óleo essencial de breu branco proveniente da Inatú – uma marca coletiva das cooperativas de manejo sustentável da Amazônia – e manteiga de tucumã.

 

Seguindo os princípios do Comércio Ético

Na Urucuna, seguimos os princípios do comércio ético em todas as nossas relações, e com o Centro Cultural Indígena Paiter Wagôh Pakob não foi diferente. Valorizamos suas sabedorias e desde o início de nossas relações, estamos aprendendo e trocando.

Acreditamos que a transparência é o principal pilar do comércio ético. Portanto, para formalizar nossa relação comercial, firmamos um Termo de Cooperação para garantir a compra dos produtos da sociobiodiversidade. Juntos, definimos cláusulas, incluindo os valores referentes aos royalties, que são distribuídos em reconhecimento ao uso do conhecimento tradicional. Abrimos nossos custos e apresentamos como funciona nossa precificação. Entendemos quanto tempo e trabalho são necessários para lixar os tucumãs, e chegamos a um preço justo, definido em conjunto com as organizações comunitárias e organizações de apoio.

 

Nossas tags e etiquetas sempre acompanham o logo do Centro Cultural Indígena Paiter Wagôh Pakob e fizemos questão de contratar um fotógrafo indígena em nossa viagem ao território. Isso reflete nossa dedicação em honrar e promover a identidade cultural da comunidade.

A parceria da Urucuna com  as mulheres artesãs para a produção de embalagens sustentáveis para as velas consolidou-se com o apoio da Iniciativa Comunidades e Governança Territorial da Forest Trends, por meio do programa Nossa Floresta Nossa Casa e da parceria estratégica com a USAID/Brasil, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e o Fundo JBS Pela Amazônia. Essa conexão também é respaldada pela rede Origens Brasil®, à qual a Urucuna também é membro.

“A parceria da Urucuna com organizações que apoiamos pelo programa Nossa Floresta Nossa Casa da Iniciativa Comunidades e Governança Territorial da Forest Trends vem se consolidando como uma oportunidade de valorizar o trabalho de mulheres artesãs, bem como, inovar com um produto que leva o saber ancestral dos povos originários. A presença da empresa no território fortaleceu vínculos e possibilitou um espaço de transparência, diálogo e transferência de tecnologias e saberes. Consideramos que essa parceria se consolida como um excelente exemplo a ser seguido por empresas que buscam construir relações éticas com comunidades tradicionais e povos indígenas.” 

Tatiana Tintino – Consultora da Forest Trends

Juntos, estamos construindo um caminho de colaboração respeitosa e justa, em linha com os valores do comércio ético.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre outros conteúdos

Search

Queremos ouvir sua opinião!